SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PARA AS PROFISSÕES DE SAÚDE: CONCEITOS ESSENCIAIS PARA A PRÁTICA

Autores

  • Valdes Roberto Bollela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v14i1.42807

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação à Distância, Aprendizagem Ativa.

Resumo

As diretrizes curriculares dos cursos de graduação da área da saúde recomendam a utilização de estratégias de ensino e aprendizagem centradas no estudante, colaborativas e que valorizem o reconhecimento e a resolução de problemas relevantes e relacionados à prática profissional. O objetivo deste artigo é descrever os aspectos essenciais sobre a “sala de aula invertida”, com intuito de auxiliar aqueles que tiverem interesse de utilizá-la. Trata-se de breve revisão sobre uma estratégia educacional que tem sido utilizado cada vez mais no ensino superior, em especial nos cursos de graduação da área da saúde. Os autores apresentam uma breve revisão sobre as origens, caracterizando e descrevendo como funciona a sala de aula invertida, além de discutir algumas razões para que o professor considere utilizá-la no ensino de graduação dos cursos da área da saúde. Finalmente, são apresentadas as limitações e os desafios da estratégia. A proposta da sala de aula invertida entrelaça diversos conceitos, dentre eles o da aprendizagem ativa e colaborativa, da autonomia do estudante, da aprendizagem significativa e do ensino à distância.

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Publicado

2017-05-28

Como Citar

BOLLELA, V. R. SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO PARA AS PROFISSÕES DE SAÚDE: CONCEITOS ESSENCIAIS PARA A PRÁTICA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/ref.v14i1.42807. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/42807. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação em Saúde