MODELAGEM MOLECULAR NO ENSINO DE QUÍMICA FARMACÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v7i1.9603Palabras clave:
Modelagem Molecular, Ensino, Química Farmacêutica, Propriedades Moleculares, Relações Estrutura-Atividade.Resumen
A modelagem molecular é uma importante ferramenta para auxiliar o entendimento de conceitos fundamentais de relações estrutura-atividade e mecanismo de ação de fármacos na disciplina de Química Farmacêutica (QF). As propriedades físico-químicas, bem como a visualização tridimensional das propriedades esteroeletrônicas moleculares e elucidação da interação entre fármacos e macromoléculas-alvo podem ser calculadas e/ou sugeridas por programas de modelagem molecular. Assim sendo, no presente trabalho foi realizada uma abordagem prática na disciplina de QF utilizando as ferramentas da modelagem molecular, visando o melhor entendimento dos alunos no planejamento de fármacos e nas relações entre estrutura química e atividade biológica. Os conceitos estudados foram relacionados à propriedades estruturais e eletrônicas que estão envolvidas nos mecanismos de ação de substâncias biologicamente ativas. Desta maneira, foram contextualizados os fundamentos de QF, de maneira a serem relacionados com suas aplicações, e mostrou-se de grande valia processo interativo de ensino e aprendizagem. 10.5216/ref.v7i1.9603Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-04-13
Cómo citar
ANDRADE, C. H.; TROSSINI, G. H. G.; FERREIRA, E. I. MODELAGEM MOLECULAR NO ENSINO DE QUÍMICA FARMACÊUTICA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 7, n. 1, p. 23, 2010. DOI: 10.5216/ref.v7i1.9603. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/9603. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.