PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS E SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EM BELÉM, PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v16.47986Palabras clave:
Adolescência, Uso de Medicamentos, Psicotrópicos, Drogas Ilícitas.Resumen
Introdução: O uso de substâncias parar alteração do nível de consciência tende a ter início na fase da adolescência. O medicamento pode ser utilizado como uma droga de abuso, causando tantos males quanto aqueles causados por diversas drogas de uso lícito ou ilícito. A adolescência é uma fase de desenvolvimento onde tende a ocorrer os primeiros contatos com o uso de medicamentos psicoativos, bebidas alcoólicas e outras drogas. Assim, sendo o objetivo desta investigação foi conhecer o perfil de utilização de medicamentos e de drogas psicoativas em adolescentes do ensino médio matriculados na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Metodologia: Trata-se e um estudo exploratório, prospectivo, qualitativo e quantitativo, do tipo corte-transverso, tendo como recorte temporal o período entre janeiro a junho de 2017. Resultado: Do total de 272 adolescentes matriculados no ensino médio: 30,88% eram do 1º ano; 43,38% do 2º ano; 25,00% do terceiro, onde prevalece o gênero feminino com 61,76%. Discussão: Sabe-se que a adolescência é uma fase crítica em relação ao consumo de substancias psicoativas, sendo necessário aprimorar esforços na produção de conhecimento para o enfrentamento desta problemática. Conclusão: A utilização de medicamentos, de maconha, álcool e tabaco foi predominante entre os alunos do 2º ano entre o gênero masculino.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-03-28
Cómo citar
BOTELHO, J. L. da S.; FREITAS, D. B. de; ALMEIDA, E. D.; BAPTISTA, E. R.; SOLER, O. PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS E SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EM BELÉM, PARÁ. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 16, n. E, 2019. DOI: 10.5216/ref.v16.47986. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/47986. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.