CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL E EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA DE TRÊS APRESENTAÇÕES DE CAPTOPRIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v5i1.4612Palabras clave:
bioequivalência, equivalência terapêutica, medicamentos genéricos, captopril, controle de qualidade.Resumen
O controle de qualidade tem um papel fundamental em todas as etapas da produção de um medicamento. A análise apropriada das matérias-primas, dos produtos intermediários e do produto acabado, associado ao controle adequado dos processos de produção, é essencial para que a qualidade do medicamento seja eficiente e seguro. Atualmente, muitos medicamentos genéricos estão disponíveis no mercado brasileiro. Os processos envolvidos na produção dos mesmos buscam a qualidade total nas análises realizadas com o medicamento teste e com o medicamento referência para provar a intercambialidade entre ambos. O presente trabalho teve por objetivo realizar estudo de equivalência farmacêutica em três apresentações de captopril. As análises realizadas foram identificação, desintegração, dissolução, friabilidade, dureza, peso médio, uniformidade de conteúdo, limite de dissulfeto de captopril e doseamento de acordo com a USP 25 e a Farmacopéia Brasileira 4ª Edição. Os resultados obtidos demonstraram que o medicamento teste captopril em três apresentações apresentou-se equivalente ao medicamento referência correspondente. 10.5216/ref.v5i1.4612Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-08-25
Cómo citar
PUGENS, A. M.; DONADUZZI, C. M.; MELO, E. B. CONTROLE DE QUALIDADE TOTAL E EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA DE TRÊS APRESENTAÇÕES DE CAPTOPRIL. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 5, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/ref.v5i1.4612. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/4612. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.