DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FORMULAÇÃO TÓPICA DE EXTRATO DE UVARANA PARA TRATAMENTO DE FERIDAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v13i4.40016Palabras clave:
Preparações Farmacêuticas, Fitoterapia, Ferimentos e LesõesResumen
necessário o tratamento farmacológico na forma tópica, geralmente com medicamentos contendo ativos extraídos de plantas. As folhas da Uvarana, Cordyline dracaenoides Kunth, apresentam atividade anestésica e anti-edematogênica, mostrando potencial para o tratamento de feridas. Este estudo visou a obtenção de formulação tópica contendo extrato de folhas de Uvarana, e realização de testes de estabilidade preliminar. Primeiramente, realizou-se a seleção do solvente extrator, sendo que a solução de PG:água (1:1, v/v) demonstrou melhor potencial extrativo e maior estabilidade frente aos testes de pH, temperatura e radiação UV. Posteriormente, preparou-se géis de Alginato de Sódio, Carbopol, CMC sódica e Goma Xantana a 1% (m/v) em água destilada acrescidos de extrato em diversas concentrações. O gel de Carbopol apresentou-se como o melhor veículo para aplicação tópica do extrato de Uvarana, demonstrando comportamento desejável após testes de estabilidade preliminar frente à temperatura e radiação UV. Esta formulação demonstrou consistência e pH adequados para a aplicação na pele não íntegra, e não teve adição de excipientes irritantes, visando uma melhor adesão do paciente ao tratamento.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-12-30
Cómo citar
SOUZA, C. C. de; PINTO, G. I.; KERPPERS, I. I.; DE PAULA, D. DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FORMULAÇÃO TÓPICA DE EXTRATO DE UVARANA PARA TRATAMENTO DE FERIDAS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 4, p. 191–200, 2016. DOI: 10.5216/ref.v13i4.40016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/40016. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.