SERVIÇO DE DISPENSAÇÃO: APRESENTAÇÃO DE MODELO ESTRUTURADO EM UMA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA

Autores/as

  • Thaissa Costa Cardoso Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços Farmacêuticos (LaPESF) - Faculdade de Farmácia - Universidade Federal de Goiás.
  • Juliana Teotônio Mota Sousa Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços Farmacêuticos (LaPESF) - Faculdade de Farmácia - Universidade Federal de Goiás.
  • Tatyana Xavier Almeida Matteucci Ferreira Hospital das Clínicas - Universidade Federal de Goiás.
  • Cássio Antônio Egídio Morais Farmácia Universitária - Faculdade de Farmácia - Universidade Federal de Goiás.
  • Luciana Resende Prudente Farmácia Universitária - Faculdade de Farmácia - Universidade Federal de Goiás.
  • Flavio Marques Lopes Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços Farmacêuticos (LaPESF) - Faculdade de Farmácia - Universidade Federal de Goiás.
  • Nathalie de Lourdes Souza Dewulf Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços Farmacêuticos (LaPESF) - Faculdade de Farmácia - Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v12i4.38411

Palabras clave:

Dispensação, Farmácia comunitária, relato de experiência.

Resumen

Com os crescentes custos relacionados à morbidade e mortalidade associadas ao uso inadequado dos medicamentos, o resgate da função do farmacêutico dentro das farmácias comunitárias realizando a dispensação se tornou necessário. Porém a falta de modelos padronizados é um obstáculo para a prática adequada desse profissional e a promoção do uso racional de medicamentos no intuito de reduzir os custos associados ao uso inadequado. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência sobre um serviço de dispensação que foi estruturado em uma farmácia universitária no município de Goiânia, Goiás, Brasil, a partir de legislações vigentes e modelos propostos na literatura.O modelo de serviço de dispensação proposto demonstrou-se adequado às necessidades da farmácia universitária e capaz de identificar Problemas Relacionados ao Medicamento e evitar possíveis Resultados Negativos associados ao Medicamento. Este é uma alternativa para a estruturação de serviços de dispensação em outras farmácias comunitárias para a promoção do uso racional de medicamentos e redução de custos associados ao seu uso inadequado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

CARDOSO, T. C.; SOUSA, J. T. M.; FERREIRA, T. X. A. M.; MORAIS, C. A. E.; PRUDENTE, L. R.; LOPES, F. M.; DEWULF, N. de L. S. SERVIÇO DE DISPENSAÇÃO: APRESENTAÇÃO DE MODELO ESTRUTURADO EM UMA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 12, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/ref.v12i4.38411. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/38411. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Volume Comemorativo dos 70 anos da Faculdade de Farmácia