FENILCETONÚRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

  • Ruy Roberto Porto Ascenso Rosa Faculdade Santo Agostinho
  • Francisco Clenildo Lisboa da Silva Faculdade Santo Agostinho
  • Alessandra Camillo da Silveira Castello Branco Faculdade Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v11i4.31258

Palabras clave:

fenilcetonúrias, triagem neonatal, fenilalanina hidroxilase

Resumen

A Fenilcetonúria, causada pela deficiência da enzima fenilalanina hidroxilase e a causa mais frequente de retardo mental, desponta como a mais comum das doenças que envolvem erros congênitos. Foi descrita inicialmente pelo químico norueguês Asbjorn Fölling, em 1934, que, após seis meses de estudo, publicou seus achados denominando a doença recém descoberta como Imbecillitas Phenylpyruvi. Devido à possibilidade de realizar a detecção da falta da enzima logo ao nascer, realiza-se o diagnóstico através da Triagem Neonatal com o Teste do Pezinho. O tratamento conta com auxilio de uma equipe multidisciplinar e perdura por toda a vida. Tendo como objetivo analisar a Fenilcetonúria, desde a sua descoberta até os dias atuais, propôs-se esta pesquisa que, quanto à natureza, é uma pesquisa básica e, quanto aos procedimentos, é uma pesquisa bibliográfica. Utilizaram-se artigos publicados entre os anos 2009 a 2013 sobre o tema Fenilcetonúria nas principais bases de dados. Analisou-se o histórico da patologia, a etiologia desse erro inato do metabolismo, seus sintomas, formas de diagnóstico e tratamento. Constatou-se que embora haja bastante avanço na prevenção e tratamento, novas pesquisas são direcionadas na melhoria do tratamento, através da biotecnologia, para proporcionar maior qualidade de vida aos portadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ruy Roberto Porto Ascenso Rosa, Faculdade Santo Agostinho

Farmacêutico Clínico Diretor Técnico/Hospital Vitória Bacharel em Farmácia

Alessandra Camillo da Silveira Castello Branco, Faculdade Santo Agostinho

Doutora em Produtos naturais e sintéticos bioativos pela Universidade Federal da Paraíba Professora da Faculdade Santo Agostinho

Publicado

2014-12-31

Cómo citar

ASCENSO ROSA, R. R. P.; SILVA, F. C. L. da; BRANCO, A. C. da S. C. FENILCETONÚRIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 11, n. 4, p. 27–47, 2014. DOI: 10.5216/ref.v11i4.31258. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/31258. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais