Medicamento na Mídia Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v11i1.27467Palabras clave:
Meios de comunicação de massa, Preparações farmacêuticas, Uso de Medicamentos.Resumen
O uso de medicamentos está sujeito à influência da mídia, que muitas vezes não publica informação imparcial sobre os medicamentos. O objetivo desse trabalho foi analisar o conteúdo de reportagens sobre medicamentos divulgadas em cinco revistas e em um portal eletrônico destinados ao público em geral, no período de abril de 2012 a agosto de 2012. Foram analisados textos jornalísticos publicados como notícias, manchetes e editoriais cujo foco fora o medicamento e/ou a doença e seu tratamento farmacológico. Foram coletados 69 textos jornalísticos, dos quais, 36,6% eram voltadas para os medicamentos ainda em fase de estudo. O grupo farmacológico mais citado foi o das vacinas. Medicamentos que necessitam de prescrição médica estavam em 42,02% das reportagens . A maioria do material coletado (72,46%) abordou apenas os benefícios dos medicamentos. O nome comercial do medicamento foi citado em 34,78% das reportagens. Conclusões: Foi dada mais atenção aos medicamentos em estudo e novos usos para fármacos que já estão no mercado. A maioria das reportagens abordaram os benefícios dos medicamentos sem citar seus possíveis efeitos colaterais e reações adversas. Foi encontrada linguagem publicitária em muitas reportagens. 10.5216/ref.v11i1.27467Descargas
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Publicado
2014-03-31
Cómo citar
CAVALCANTE, I. de S.; MORAES, P. C. S. de; SOUZA NETO, A. J. de; PROVIN, M. P.; LIMA, D. M. Medicamento na Mídia Brasileira. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 14, 2014. DOI: 10.5216/ref.v11i1.27467. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/27467. Acesso em: 21 dic. 2024.
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Sección
Artigos Originais
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