ESTRUTURA QUÍMICA DE FÁRMACOS SOB A PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR

Autores/as

  • Regina Cláudia de Matos Dourado Curso de Farmácia. Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
  • Arlandia Cristina Lima Nobre de Morais Curso de Farmácia. Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
  • Sandra Maria Rocha Curso de Farmácia. Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
  • Vânia Cordeiro de Matos Curso de Farmácia. Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
  • Grazielly Oliveira Inácio Rodrigues Curso de Farmácia. Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Resumen

O conhecimento da relação estrutura-atividade é um dos principais objetivos de aprendizagem da Química Farmacêutica. Neste contexto, diversos conceitos, vistos nas aulas de Química Orgânica, passam a ter importância fundamental. Neste sentido, o uso de programas computacionais para o desenho de fórmulas estruturais de fármacos foi à estratégia metodológica selecionada para o desenvolvimento do presente trabalho de iniciação à docência com o objetivo de realizar atividades que promovam a integração e promoção do processo de ensino-aprendizagem entre Química Orgânica e Química Farmacêutica. Os alunos da disciplina de Química Farmacêutica empregaram o programa computacional Chemsketch de livre acesso na Internet, para o desenho da estrutura química de fármacos pertencentes às principais classes farmacológicas. Os alunos de Química Orgânica realizaram a verificação das estruturas químicas desses fármacos através do preenchimento de um questionário padronizado para a identificação dos aspectos estruturais: presença de anel aromático, heteroátomos, identificação dos grupos funcionais e carbonos quirais.

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Publicado

2013-04-07

Cómo citar

DOURADO, R. C. de M.; DE MORAIS, A. C. L. N.; ROCHA, S. M.; DE MATOS, V. C.; RODRIGUES, G. O. I. ESTRUTURA QUÍMICA DE FÁRMACOS SOB A PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/23553. Acesso em: 22 dic. 2024.