ESTUDO FARMACOEPIDEMIOLOGICO: O USO DE MEDICAMENTOS POR GESTANTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v10i1.19040Palabras clave:
Medicamentos. Farmacoepidemiologia. Gestantes.Resumen
Os estudos de utilização dos medicamentos são capazes de fornecer informações importantes para o planejamento em saúde. Com o objetivo de contribuir com o uso racional de medicamentos em gestantes, o presente trabalho buscou determinar o perfil epidemiológico dos medicamentos utilizados pelas gestantes usuárias do serviço de pré-natal do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) em João Pessoa – PB. Foi realizado um estudo transversal, após aprovação em comitê de ética, com uma população de 90 gestantes em idades gestacionais diversas atendidas no HULW, classificando os medicamentos de acordo com a categoria de risco do FDA. Os medicamentos, de acordo com a classificação ATC, mais utilizados pelas gestantes foram: o sulfato ferroso (B03 preparados antianêmicos) 31,03%; paracetamol (N02 analgésicos) 4,93%; brometo de escopolamina (A03 medicamentos para disfunções funcionais gastrointestinais) 4,93%; dimenidrinato (A04 antieméticos) 2,46%; metildopa (C02 anti-hipertensivos) 1,97%; dipirona (M01antiinflamatórios) 1,45%, e nistatina (J02 antimicótico) 0,99%. A percentagem de automedicação na população estudada foi de 5,42% e cerca de 11% das entrevistadas afirmaram desconhecer o medicamento em uso e/ou sua indicação. Nenhum medicamento descrito enquadrou-se nas categorias D ou X da FDA; no entanto, 75,0% dos medicamentos utilizados pertencem às classes B e C, que não há estudos adequados em humanos que comprovem sua segurança. Os resultados deste estudo convergem para os achados da literatura, reforçando a necessidade de caracterizar-se o perfil de utilização de medicamentos em gestantes para poder promover o uso racional dos medicamentos, considerando os possíveis danos que estes podem causar ao feto. 10.5216/ref.v10i1.19040Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-03-31
Cómo citar
RIBEIRO, N. K. R.; LEITE, L. L. B.; PONTES, Z. B. V. da S. ESTUDO FARMACOEPIDEMIOLOGICO: O USO DE MEDICAMENTOS POR GESTANTES. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 11, 2013. DOI: 10.5216/ref.v10i1.19040. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/19040. Acesso em: 21 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.