METAHEMOGLOBINÉMIA INDUZIDA POR COMPOSTOS ANÍLICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v8i4.16619Palabras clave:
Azul de Metileno, Cianose, Hemoglobina, Metahemoglobina.Resumen
A metahemoglobinémia é uma condição clínica originada pela conversão excessiva da hemoglobina em metahemoglobina, traduzindo-se numa incapacidade de transportação do oxigénio molecular. A metahemoglobina é formada quando o ião ferro da molécula heme é oxidado do estado ferroso para o estado férrico. Esta transformação implica uma diminuição da capacidade de transporte do oxigénio aos tecidos. A metahemoglobinémia pode classificar-se em hereditária e adquirida O presente relato, descreve uma situação de metahemoglobinémia induzida (adquirida) por compostos anílicos, presentes em graxas de sapatos, num individuo do sexo masculino, militar e com idade compreendida entre os 23 e 26 anos. O individuo deu entrada no serviço de urgência com uma quadro de ansiedade, cianose e fraqueza generalizada. Após o diagnóstico, foi estabelecido tratamento IV com Azul de Metileno. Devido à pronta actuação clínica, não houve registo de sequelas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-12-21
Cómo citar
JESUS, Ângelo. METAHEMOGLOBINÉMIA INDUZIDA POR COMPOSTOS ANÍLICOS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 8, n. 4, p. 7, 2011. DOI: 10.5216/ref.v8i4.16619. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/16619. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.