Avaliação da Terapia Medicamentosa de Pacientes Portadores de Osteoporose, Atendidos na Farmácia Municipal do Crato-CE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v14i3.43986Keywords:
Osteoporose. Prescrição. Tratamento Medicamentoso.Abstract
A osteoporose é uma doença metabólica do tecido ósseo, caracterizada pela perda gradual de massa óssea, ocasionando a deterioração da microarquitetura tecidual, que se torna mais frágil e suscetível a fraturas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os fatores relacionados ao tratamento medicamentoso de pacientes portadores de osteoporose atendidos na farmácia municipal da cidade do Crato-CE. Tratou-se de um estudo do tipo exploratório descritivo com abordagem quantitativa, realizado em março de 2016. Dentre os entrevistados 36,10% afirmaram realizar tratamento da osteoporose à 3-4 anos e 37,82% faz acompanhamento médico anualmente. Os medicamentos destinados ao tratamento da osteoporose foram o alendronato de sódio (69,75%) e carbonato de cálcio mais vitamina D3 (92,45%). Durante a consulta médica, 97,48% dos entrevistados afirmaram receber orientação sobre a posologia e 43,70% sobre o horário de administração. O tratamento medicamentoso destinado aos portadores de osteoporose no âmbito desta pesquisa atendeu aos preceitos básicos que visam o controle da doença e a recuperação da saúde do paciente.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2018-01-15
How to Cite
DA SILVA, M. D. de F.; BEZERRA, C. A.; ALENCAR, G. de O.; BARRETO, M. de F. R.; PINTO, N. B.; DO SOUTO, R. P.; SILVA SARAIVA, E. M. Avaliação da Terapia Medicamentosa de Pacientes Portadores de Osteoporose, Atendidos na Farmácia Municipal do Crato-CE. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 3, 2018. DOI: 10.5216/ref.v14i3.43986. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/43986. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos Originais
License
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.