ESTRUTURA QUÍMICA DE FÁRMACOS SOB A PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR
Abstract
O conhecimento da relação estrutura-atividade é um dos principais objetivos de aprendizagem da Química Farmacêutica. Neste contexto, diversos conceitos, vistos nas aulas de Química Orgânica, passam a ter importância fundamental. Neste sentido, o uso de programas computacionais para o desenho de fórmulas estruturais de fármacos foi à estratégia metodológica selecionada para o desenvolvimento do presente trabalho de iniciação à docência com o objetivo de realizar atividades que promovam a integração e promoção do processo de ensino-aprendizagem entre Química Orgânica e Química Farmacêutica. Os alunos da disciplina de Química Farmacêutica empregaram o programa computacional Chemsketch de livre acesso na Internet, para o desenho da estrutura química de fármacos pertencentes às principais classes farmacológicas. Os alunos de Química Orgânica realizaram a verificação das estruturas químicas desses fármacos através do preenchimento de um questionário padronizado para a identificação dos aspectos estruturais: presença de anel aromático, heteroátomos, identificação dos grupos funcionais e carbonos quirais.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2013-04-07
How to Cite
DOURADO, R. C. de M.; DE MORAIS, A. C. L. N.; ROCHA, S. M.; DE MATOS, V. C.; RODRIGUES, G. O. I. ESTRUTURA QUÍMICA DE FÁRMACOS SOB A PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO CURRICULAR. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/23553. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos Originais
License
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.