ANÁLISE FARMACOGNÓSTICA DO PÓ E AVALIAÇÃO DO EFEITO DO EXTRATO ETANÓLICO DAS FLORES DA Calendula officinalis L. CULTIVADAS NO BRASIL NO SISTEMA IMUNOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v1i2.1749Abstract
Calendula officinalis L. (Asteraceae) é uma herbácea anual originada da área do Mediterrâneo e adaptada ao Brasil. Muitos fatores relacionados ao cultivo podem afetar de diferentes de forma qualidade e quantidade dos princípios ativos produzidos pela planta. Nesse trabalho, foi realizada uma avaliação farmacognóstica das flores da C. officinalis do Brasil (Paraná) como controle de qualidade do material botânico. A planta, conhecida há muito tempo, apresenta atividades antiinflamatórias e cicatrizante, entre outras, e está presente em muitas formulações terapêuticas comercializadas. Nesse trabalho, foi obtido um extrato etanólico das flores da C. officinalis (EEC) cultivadas no Brasil e realizou-se uma avaliação do efeito do EEC no sistema imunológico, verificando se o extrato obtido também apresentaria atividade imunomoduladora relatada para frações isoladas da planta cultivada na Europa e Ásia. 10.5216/ref.v1i2.1749Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2007-10-19
How to Cite
PARENTE, l. M. l. ANÁLISE FARMACOGNÓSTICA DO PÓ E AVALIAÇÃO DO EFEITO DO EXTRATO ETANÓLICO DAS FLORES DA Calendula officinalis L. CULTIVADAS NO BRASIL NO SISTEMA IMUNOLÓGICO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 1, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/ref.v1i2.1749. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/1749. Acesso em: 4 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos Originais
License
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.