PERFIL DAS INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS SOLICITADAS A UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO FARMACÊUTICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v6i4.8789Palavras-chave:
Assistência farmacêutica, Reação adversa a medicamento, AutomedicaçãoResumo
A OMS propõe que, para o uso racional de medicamentos é preciso estabelecer a necessidade da utilização do medicamento e sua prescrição apropriada. A melhor escolha, de acordo com os ditames de eficácia e segurança comprovados e aceitáveis. “Os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIMs) constituem uma estratégia para atender as necessidades particulares de informação” esclarecendo a população sobre o uso correto dos medicamentos. Foi realizado um estudo retrospectivo e quantitativo baseado em uma revisão dos registros dos atendimentos prestados pelo SAC Farma, no período de 01 janeiro de 2003 a 31 dezembro de 2007. Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil das informações farmacêuticas prestadas aos clientes atendidos pelo SAC Farma, bem como quantificar o número e a média de atendimentos mensais. Neste período o SAC Farma registrou 197.030 atendimentos farmacêuticos e, dentre estes, tivemos a prevalência do ligante sendo do sexo feminino (48%). Indicação de uso foi o tipo mais solicitado com 40.463 ocorrências. Conclui-se a necessidade de uma maior atenção em educação em saúde quando se trata de medicamentos, mediante ao fato de que as maiores dúvidas são a respeito de informações básicas dos medicamentos. 10.5216/ref.v6i4.8789Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-01-29
Como Citar
DE ANDRADE, M. I. R.; MACÊDO, A. L. S.; PEREIRA, E. C.; FEIJÓ, C. M.; LIMA, A. M. A. PERFIL DAS INFORMAÇÕES SOBRE MEDICAMENTOS SOLICITADAS A UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO FARMACÊUTICO BRASILEIRO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 6, n. 4, 2010. DOI: 10.5216/ref.v6i4.8789. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/8789. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.