CARACTERIZAÇÃO DE UM ISOLADO DE Trypanosoma cruzi OBTIDO DE UM PACIENTE CHAGÁSICO COM COMPROMETIMENTO CARDÍACO E DIGESTIVO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v6i3.7652Palavras-chave:
Sistema digestivo, coração Trypanosoma cruziResumo
A doença de Chagas é considerada atualmente negligenciada e sem terapêutica com eficiência completa, o que tem incentivado a pesquisa básica. Neste trabalho objetivou-se a caracterização de um isolado de Trypanosoma cruzi obtido num paciente portador da forma cardíaca e digestiva desta doença, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Inoculou-se 40 camundongos aos 15 e 60 dias de idade com 5 x 103 ou 5 x 104 tripomastigotas/animal. A parasitemia foi analisada e outros animais foram sacrificados e fixados com parafomaldeido. Fragmentos do encéfalo, coração, pulmão, língua, esôfago, estomago, rim, bexiga, intestino delgado e grosso foram incluídos em parafina, seccionados e corados com hematoxilina/eosina. Animais submetidos ao maior inóculo apresentaram ganhos de pesos menores e valores parasitêmicos mais elevados. Ocorreu parasitismo cardíaco, processo inflamatório focal ou difuso com raras alterações nos outros órgãos e ausência de mortes sugerindo a classificação deste isolado como cepa do tipo III. 10.5216/ref.v6i3.7652Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-10-06
Como Citar
JÚNIOR, N. B. de S.; OLIVEIRA, K. M.; SANTOS, S. D.; MATA, F. R.; MATA, J. R. CARACTERIZAÇÃO DE UM ISOLADO DE Trypanosoma cruzi OBTIDO DE UM PACIENTE CHAGÁSICO COM COMPROMETIMENTO CARDÍACO E DIGESTIVO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 6, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/ref.v6i3.7652. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/7652. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.