Preparação, caracterização e aplicações em fármacos e cosméticos de nanopartículas lipídicas sólidas
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v6i2.6545Palavras-chave:
Nanotecnologia, Nanopartículas, Fármacos, Cosméticos.Resumo
Carreadores nanoparticulados como lipossomas, emulsões (óleo em água), nanopartículas poliméricas e nanopartículas lipídicas sólidas são extensivamente investigados por promoverem muitas vantagens em relação às formulações tradicionais como, por exemplo, a liberação sustentada de ativos, solubilizar ativos lipofílicos, aumentar a estabilidade física e química moléculas lábeis, minimizar os efeitos colaterais entre outras. Dentre estes carreadores destacam-se as nanopartículas lipídicas sólidas que apresentam várias vantagens em relação aos demais carreadores como, por exemplo, menor toxicidade, facilidade de produção em larga escala, maior estabilidade durante a estocagem e maior estabilidade durante o processo de esterilização. Este carreador foi desenvolvido nos anos 90 apresentando diversos métodos de preparação, assim como diferentes estruturas, tendo aplicação tanto na área farmacêutica quanto na área cosmética. Neste trabalho, serão abordados os métodos de preparação e caracterização de diferentes estruturas de nanopartículas lipídicas sólidas, assim como possíveis aplicações deste carreador. 10.5216/ref.v6i2.6545Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-06-30
Como Citar
MARCATO, P. D. D. Preparação, caracterização e aplicações em fármacos e cosméticos de nanopartículas lipídicas sólidas. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 6, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/ref.v6i2.6545. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/6545. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.