Potencial antimicrobiano, citotóxico e leishmanicida do extrato em diclorometano das partes aéreas de Mitracarpus frigidus (Rubiaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v17.54330Palavras-chave:
Rubiaceae, Mitracarpus, Mitracarpus frigidus, alcaloides, triterpenosResumo
Este presente estudo teve como objetivo investigar o potencial antimicrobiano, leishmanicida e citotóxico do extrato em diclorometano das partes aéreas de Mitracarpus frigidus. Além de identificar as principais classes de metabólitos especiais desse extrato. Para realização dos ensaios biológicos foram testadas nove linhagens de microrganismos (Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Salmonella typhimurium, Shigella sonnei, Klebsiella pneumoniae, Escherichia coli, Bacillus cereus, Candida albicans e Cryptococcus neoformans), duas espécies de Leishmanias (L. amazonensis e L. chagasi). A citotoxicidade foi testada frente ao microcrustáceo Artemia salina. Os resultados mostraram que o extrato em diclorometano apresentou expressiva atividades leishmanicida, frente a ambas formas promastigotas das espécies de Leishmanias, e antimicrobiana, principalmente contra B. cereus e C. neoformans. O ensaio de bioautografia identificou que as classes que possuem atividade antifúngica foram alcaloides e triterpenos. Os resultados apresentados abrem perspectivas para o futuro isolamento, purificação e identificação das substâncias bioativas de Mitracarpus frigidus que possam ser utilizadas no tratamento de infecções microbianas e leishmanioses.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-09-24
Como Citar
FABRI, R. L.; DA CUNHA, P. S.; CAMPOS, L. M.; LEMOS, A. S. de O.; COIMBRA, E. S.; SCIO, E. Potencial antimicrobiano, citotóxico e leishmanicida do extrato em diclorometano das partes aéreas de Mitracarpus frigidus (Rubiaceae). Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 17, n. 1, 2020. DOI: 10.5216/ref.v17.54330. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/54330. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Farmacognosia e Produtos Naturais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.