CONVULSÕES INDUZIDAS POR COCAÍNA EM MODELOS ANIMAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE ENVOLVIMENTO DAS MONOAMINAS, PARTICIPAÇÃO DO ESTRESSE OXIDATIVO E EFEITOS DE PSICOFÁRMACOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v5i3.5374Palavras-chave:
Cocaína, Convulsão, Monoaminas, Estresse oxidativo, PsicofármacosResumo
A cocaína é obtida das folhas do arbusto da coca (Erythroxylon coca) sendo utilizada como droga de abuso em diversas partes do mundo. Em doses exageradas (overdose) pode levar a convulsões, falência cardíaca ou depressão respiratória, culminando com a morte. O objetivo deste trabalho foi levantar dados na literatura sobre: o envolvimento das monoaminas, participação do estresse oxidativo e efeitos de psicofármacos nas convulsões induzidas por cocaína. Para isto, foi realizada revisão sistemática através do MEDLINE e PUBMED utilizando-se as seguintes palavras-chaves: cocaine, seizures, monoamines, oxidative stress e psychotropic drugs. Foram selecionados artigos publicados entre 1980 e 2007, que relacionavam cocaína com convulsões em modelos animais. 10.5216/ref.v5i3.5374Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-01-06
Como Citar
SOUSA, F. C. F.; MORAIS, T. C.; PINTO, N. B.; ROCHA, N. F. M.; FONTELES, M. M. F.; VASCONCELOS, S. M. M.; VIANA, G. S. B. V.; MACÊDO, D. S. CONVULSÕES INDUZIDAS POR COCAÍNA EM MODELOS ANIMAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE ENVOLVIMENTO DAS MONOAMINAS, PARTICIPAÇÃO DO ESTRESSE OXIDATIVO E EFEITOS DE PSICOFÁRMACOS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 5, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/ref.v5i3.5374. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/5374. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.