ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS E NEUROQUÍMICAS DURANTE A FASE AGUDA DO PROCESSO CONVULSIVO INDUZIDO POR PILOCARPINA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v5i3.5373Palavras-chave:
Convulsões, Estado epiléptico, Pilocarpina, Superóxido Dismutase, CatalaseResumo
Estudos comportamentais e neuroquímicos em diferentes áreas cerebrais foram realizados em animais adultos (2 meses de idade) que apresentaram convulsão e estado epiléptico (EP), através da administração de pilocarpina (400mg/kg, s.c., P400), com a finalidade de investigar as atividades das enzimas superóxido dismutase (SOD) e catalase (CAT) durante a fase aguda (1 e 24h) do processo convulsivo. Os estudos comportamentais em animais adultos mostraram que a administração de P400 produziu sinais colinérgicos periféricos e movimentos estereotipados em todos os animais nos dois períodos de observação. Os animais observados por 1h apresentaram parâmetros comportamentais semelhantes ao grupo de 24h, só que o índice de desenvolvimento de convulsões, EP, foi um pouco menor, e não houve nenhuma morte. Os estudos neuroquímicos revelaram que a atividade da SOD aumentou durante a primeira hora em todas a áreas. Por sua vez, no período de 24h aumentou apenas no córtex frontal. Na atividade da catalase em ambos os períodos e nas áreas estudadas verificou-se um aumento significativo. Nossos resultados indicam que as convulsões induzidas por pilocarpina apresentam alterações comportamentais características da atividade epiléptica e pode haver também um incremento considerável nas atividades das defesas antioxidantes estudadas, na tentativa de proteger o animal contra o dano neuronal produzido pelo estresse oxidativo observado nas estruturas cerebrais estudadas. As alterações comportamentais e nas atividades da SOD e CAT observada sugere uma extensa participação do hipocampo, do corpo estriado e do córtex frontal de ratos adultos na instalação, propagação e/ou manutenção do processo convulsivo induzido por pilocarpina. 10.5216/ref.v5i3.5373Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-01-06
Como Citar
FREITAS, R. M. ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS E NEUROQUÍMICAS DURANTE A FASE AGUDA DO PROCESSO CONVULSIVO INDUZIDO POR PILOCARPINA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 5, n. 3, 2009. DOI: 10.5216/ref.v5i3.5373. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/5373. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.