VALIDAÇÃO DE UM MÉTODO ANALÍTICO PARA ANÁLISE SIMULTÂNEA DE ESTAVUDINA (D4T), LAMIVUDINA (3TC) E ZIDOVUDINA (AZT) EM MATÉRIA-PRIMA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v5i2.5229Palavras-chave:
Estavudina, Lamivudina, Zidovudina, Matéria-Prima, CLAEResumo
A Estavudina (d4T), Lamivudina (3TC) e a Zidovudina (AZT) são inibidores nucleosídeos da transcriptase reversa comumente utilizados na terapêutica combinada anti-HIV. Esta combinação visa evitar a seleção de cepas resistentes, mostrando-se mais eficaz na supressão da replicação viral. Atualmente não existe metodologia farmacopéica ou estudos que proponham a quantificação destes fármacos simultaneamente através da Cromatografia Liquida de Alta Eficiência (CLAE). Dessa forma, o presente trabalho busca validar uma metodologia cromatográfica para a análise simultânea de d4T, 3TC e AZT conforme as especificações contidas na RESOLUÇÃO Nº 899, de 29 de maio de 2003. Para tanto, os parâmetros seletividade, linearidade, precisão, limite de detecção (LOD), limite de quantificação (LOQ), exatidão e robustez foram verificados para o método proposto. A análise dos parâmetros avaliados demonstrou que o métodos foi adequado para a análise dos antiretrovirais em questão, apresentando os parâmetros em consonância com as especificações da legislação vigente. 10.5216/ref.v5i2.5229Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-16
Como Citar
CAMILO, F. C.; RODRIGUES, P. O.; WAGNER, T. M. VALIDAÇÃO DE UM MÉTODO ANALÍTICO PARA ANÁLISE SIMULTÂNEA DE ESTAVUDINA (D4T), LAMIVUDINA (3TC) E ZIDOVUDINA (AZT) EM MATÉRIA-PRIMA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 5, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/ref.v5i2.5229. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/5229. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.