CARACTERIZAÇÃO FARMACOGNÓSTICA DAS FOLHAS DE EUGENIA UNIFLORA L. (MYRTACEAE)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v5i2.5148Palavras-chave:
fitoterapia, plantas medicinaisResumo
Eugenia uniflora L. é utilizada popularmente como anti-hipertensivo, diurético, adstringente, entre outros. Objetivou-se estudar a anatomia das folhas e caule jovem de E. uniflora e fazer o estudo farmacognóstico para a identificação e controle de qualidade da matéria prima vegetal. O material botânico foi coletado em Goiânia, Goiás, dessecado e pulverizado. Determinaram-se os teores de umidade, cinzas totais e insolúveis em ácido. Nas análises microscópicas utilizaram-se as colorações: azul de Alcian/safranina 9:1, Steinmetz, Sudan III, cloreto férrico, lugol, safrablau. O material pulverizado foi utilizado para a triagem fitoquímica, obtenção do extrato etanólico bruto e posteriormente as frações. Por cromatografia em camada delgada (CCD) avaliou-se o perfil cromatográfico das frações. Observaram-se na epiderme da face adaxial da folha, células com paredes anticlinais espessadas, sinuosas e na face abaxial, a presença de estômatos predominantemente anomocíticos. O pecíolo apresentou forma côncava-convexa com parênquima cortical contendo cristais em forma de drusa. Verificou-se no caule jovem em secção transversal forma oval, colênquima com uma a duas camadas de células. Na triagem fitoquímica evidenciou-se a presença de taninos, esteróides, triterpenos, heterosídeos antraquinônicos, saponínicos e flavonóides e em CCD, a presença de flavonóides, taninos e terpenos. Os resultados obtidos podem ajudar na identificação morfo-anatômica de E. uniflora, assim como nos parâmetros de controle de qualidade para a identificação da matéria-prima. 10.5216/ref.v5i2.5148Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-04
Como Citar
FIUZA, T. S.; REZENDE, M. H.; SABÓIA-MORAIS1, S. M. T.; BARA, M. T. F.; TRESVENZOL, L. M. F.; DE PAULA, J. R. CARACTERIZAÇÃO FARMACOGNÓSTICA DAS FOLHAS DE EUGENIA UNIFLORA L. (MYRTACEAE). Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 5, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/ref.v5i2.5148. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/5148. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.