Níveis de ansiedade em alunos concluintes de cursos de saúde

Autores

  • Rômulo Moreira dos Santos Faculdade de Ciências Médicas do Centro Universitário Unifacisa - Av. Senador Argemiro de Figueiredo, 1901, Bairro Itararé - Campina Grande/PB, CEP: 58411-020 - Professor dos cursos de Farmácia e Nutrição.
  • Monica Oliveira da Silva Simões Universidade Estadual da Paraíba - Rua Baraúnas, 351, Bairro Universitário, Campina Grande/PB, CEP 58429-500 - Professora do Departamento de Farmácia.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v17.51302

Palavras-chave:

Saúde Mental, Universitários, Transtornos de ansiedade.

Resumo

Introdução: Estudantes universitários são um grupo susceptível a estados ansiosos, devido as longas horas de estudo e cobranças pessoais e fatores externos. Objetivos: Verificar a prevalência de universitários concluintes ansiosos, de cursos de saúde públicos e privados. Métodos: Estudo transversal, realizado em Campina Grande-PB, nos meses de outubro de 2013 a dezembro de 2014. Aplicou-se o Beck Anxiety Inventory na versão validada para o português e um questionário semiestruturado. Foi utilizado o Statistical Package for The Social Sciences na versão 18, para os testes Qui Quadrado, Regressão Linear Simples e Análise de Variância, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi aprovada e parecer emitido pela Plataforma Brasil. Resultados: Foi encontrada relação significantemente estatística entre os universitários ansiosos e a variável Horas de sono por dia e relação de linearidade positiva com as variáveis IES, Horas de sono por dia, Qualidade do sono, Insônia, Fadiga e Medo de ficar só. Na análise de variância, o curso Farmácia foi o de maior média dos scores do inventário. Conclusões: A alta prevalência de universitários com perfil ansioso pode indicar a necessidade de políticas de atenção à saúde mental desse segmento populacional, melhorando a qualidade de vida nas universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Moreira dos Santos, Faculdade de Ciências Médicas do Centro Universitário Unifacisa - Av. Senador Argemiro de Figueiredo, 1901, Bairro Itararé - Campina Grande/PB, CEP: 58411-020 - Professor dos cursos de Farmácia e Nutrição.

Professor dos cursos de Farmácia e Nutrição da Unifacisa, nas disciplinas de Farmacopidemiologia, Deontologia Farmacêutica, Farmacologia e Bioquímica.

Monica Oliveira da Silva Simões, Universidade Estadual da Paraíba - Rua Baraúnas, 351, Bairro Universitário, Campina Grande/PB, CEP 58429-500 - Professora do Departamento de Farmácia.

Professora do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

SANTOS, R. M. dos; SIMÕES, M. O. da S. Níveis de ansiedade em alunos concluintes de cursos de saúde. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 17, n. 1, 2020. DOI: 10.5216/ref.v17.51302. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/51302. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Áreas Afins