ANÁLISE DE FORMULAÇÃO, FPS E ESPECTRO FOTOACÚSTICO DE PROTETORES SOLARES DE DIFERENTES FABRICANTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v16.50596Palavras-chave:
Protetores Solares, Fator de Proteção Solar, Absorção de RadiaçãoResumo
Introdução: A Espectroscopia Fotoacústica (PAS) é uma técnica que permite a obtenção de espectros de absorção óptica de sólidos, líquidos e gases. A medição in vitro do Fator de Proteção Solar (FPS) via PAS apresenta-se como promissora, pois permite a obtenção do espectro de absorção UV do protetor solar, independente da natureza do filtro, orgânico ou inorgânico. Objetivo: Correlacionar o FPS de protetores solares com seus respectivos espectros fotoacústicos, visando a aplicação da PAS para a análise in vitro de FPS. Metodologia: O espectro fotoacústico foi medido na região do UV (280-400nm) para protetores solares de três marcas diferentes. Resultados e Discussão: A marca A obteve o melhor desempenho para o FPS 60, diminuindo no 50 e mantendo a sua curva linear no FPS 15 e 30; a marca B teve sua curva linear até o FPS 50 diminuindo em 60, e para a marca C o FPS com a maior área integrada foi o de FPS 30, diminuindo sua intensidade em 50. Conclusão: Não observou-se um um comportamento linear em relação ao espectro de PAS e os protetores solares analisados, fato que pode estar relacionado com a fotoestabilidade dos filtros e a interação dos mesmos com a pele.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-08-01
Como Citar
MASCARELLO, A. de F.; PINTO, G. I.; NOGUEIRA, C.; CARAGNATO, L. K.; MOURA, N. G. de; GONZÁLEZ-BORRERO, P. P.; DE PAULA, D. ANÁLISE DE FORMULAÇÃO, FPS E ESPECTRO FOTOACÚSTICO DE PROTETORES SOLARES DE DIFERENTES FABRICANTES. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 16, n. E, 2019. DOI: 10.5216/ref.v16.50596. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/50596. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.