ESTUDO DO EFEITO CENTRAL DO ÓLEO DA POLPA DE Attalea phalerata MART. EX SPRENG. EM MODELOS ANIMAIS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v16.49497Palavras-chave:
bacuri, alimentos funcionais, fitoterápico, comportamentoResumo
Introdução: A Attalea phalerata Mart. ex Spreng. (bacuri) é um fruto com elevado valor nutricional devido apresentar grandes quantidades de minerais e lipídios em sua composição. O óleo do fruto é utilizado na medicina popular em forma oral para o tratamento de congestão pulmonar e anti-inflamatório para doenças articulares. Apresenta em sua composição ácidos graxos insaturados e carotenoides. Estudos indicam que esses compostos exercem importante função sistema imunológico, bem como na prevenção e tratamento de doenças crônicas. Este estudo teve como objetivo descrever o efeito central do óleo da polpa de frutos de A. phalerata (OPAP) em modelos experimentais de ansiedade e depressão. Metodologia: Para avaliação foram empregados os teste de Labiritindo em Cruz Elevado, Campo Aberto, Esconder Esferas e Nado Forçado. Resultados e Discussão: Após avaliação dos parâmetros e comportamento dos animais, o óleo apresentou efeito ansiolítico com ausência de sedação no teste de Labirinto em Cruz Elevado e Esconder Esferas. Entretanto, nos experimentos de Campo Aberto e Nado Forçado, os animais não apresentaram alterações comportamentais. Conclusão: Os estudos aplicados são relevantes para o desenvolvimento de fitoterápicos com menores reações adversas no tratamento de ansiedade e depressão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-03-28
Como Citar
FREITAS DE LIMA, F.; SOUZA JÚNIOR, P. S. V.; TRAESEL, G. K.; MENEGATI, S. E. L. T.; OESTERREICH, S. A.; VIEIRA, M. C. ESTUDO DO EFEITO CENTRAL DO ÓLEO DA POLPA DE Attalea phalerata MART. EX SPRENG. EM MODELOS ANIMAIS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 16, n. E, 2019. DOI: 10.5216/ref.v16.49497. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/49497. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Farmacognosia e Produtos Naturais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.