PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS E SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EM BELÉM, PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v16.47986Palavras-chave:
Adolescência, Uso de Medicamentos, Psicotrópicos, Drogas Ilícitas.Resumo
Introdução: O uso de substâncias parar alteração do nível de consciência tende a ter início na fase da adolescência. O medicamento pode ser utilizado como uma droga de abuso, causando tantos males quanto aqueles causados por diversas drogas de uso lícito ou ilícito. A adolescência é uma fase de desenvolvimento onde tende a ocorrer os primeiros contatos com o uso de medicamentos psicoativos, bebidas alcoólicas e outras drogas. Assim, sendo o objetivo desta investigação foi conhecer o perfil de utilização de medicamentos e de drogas psicoativas em adolescentes do ensino médio matriculados na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Metodologia: Trata-se e um estudo exploratório, prospectivo, qualitativo e quantitativo, do tipo corte-transverso, tendo como recorte temporal o período entre janeiro a junho de 2017. Resultado: Do total de 272 adolescentes matriculados no ensino médio: 30,88% eram do 1º ano; 43,38% do 2º ano; 25,00% do terceiro, onde prevalece o gênero feminino com 61,76%. Discussão: Sabe-se que a adolescência é uma fase crítica em relação ao consumo de substancias psicoativas, sendo necessário aprimorar esforços na produção de conhecimento para o enfrentamento desta problemática. Conclusão: A utilização de medicamentos, de maconha, álcool e tabaco foi predominante entre os alunos do 2º ano entre o gênero masculino.Downloads
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Publicado
2019-03-28
Como Citar
BOTELHO, J. L. da S.; FREITAS, D. B. de; ALMEIDA, E. D.; BAPTISTA, E. R.; SOLER, O. PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS E SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EM BELÉM, PARÁ. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 16, n. E, 2019. DOI: 10.5216/ref.v16.47986. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/47986. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
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