Pacientes em uso crônico de prednisona: perfil Clínico e laboratorial
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v15ie.47974Palavras-chave:
Farmacologia ClínicaResumo
Objetivo: Identificar a frequência e o perfil de pacientes em uso crônico de prednisona que não fazem tratamento preventivo para osteoporose induzida por corticoide e descrever as alterações laboratoriais potencialmente associadas ao uso desse medicamento. Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo, em que foi utilizado um questionário estruturado, além da análise de exames bioquímicos. A coleta foi realizada de agosto de 2015 a julho de 2016. Resultados: A dose de 5mg/dia de prednisona foi a mais prevalente (64,7%), a maioria utilizava o medicamento de cinco a oito anos (32,4%) e 88,2% não utilizavam o medicamento para prevenção ou controle da osteoporose. Dos entrevistados, 21 realizaram os exames bioquímicos, sendo 57,1% com níveis de lipoproteína de baixa densidade acima do preconizado, 33,3% com glicemia de jejum superior a 99mg/ dL e 28,6% com níveis de lipoproteína de muita baixa densidade e triglicerídeos alterados. Discussão: O uso crônico de corticoide pode ser um dos fatores associados às alterações metabólicas dos pacientes. Conclusão: A frequência de pacientes que utilizam prednisona e não fazem tratamento preventivo para a osteoporose é elevada (88,2%), bem como a alteração dos exames laboratoriais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-30
Como Citar
COSTA, A. C. A.; BOLINA, V. M. G.; RODRIGUES, J. P. V.; REIS, T. M.; OLIVEIRA, C. D. L.; BALDONI, A. O. Pacientes em uso crônico de prednisona: perfil Clínico e laboratorial. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 15, n. e, 2018. DOI: 10.5216/ref.v15ie.47974. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/47974. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.