ANÁLISE DAS PRESCRIÇÕES DE SIBUTRAMINA EM DROGARIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v15ie.47416Palavras-chave:
Obesidade, depressores do apetite, farmácia.Resumo
Introdução: A sibutramina é um fármaco anorexígeno amplamente utilizado no tratamento da obesidade. No entanto, seu uso indiscriminado está relacionado à ocorrência de reações adversas, principalmente de origem cardiovascular. Objetivo: Analisar as prescrições de sibutramina em uma drogaria. Metodologia: Trata-se de um estudo retrospectivo e descritivo exploratório. Analisou-se 240 notificações de receita B2 e Termos de Responsabilidade do Prescritor referentes ao ano de 2016. Resultados: A maioria das notificações foi destinada ao gênero feminino (93%) e com média de idade de 38±12 anos. A obesidade sem grau especificado foi a justificativa presente em 82% dos termos. A endocrinologia foi a especialidade mais envolvida nas prescrições (70%), seguido pela Clínica Geral (16%). A nomenclatura comercial esteve presente em 89% das prescrições, sendo que 6% foram advindas do serviço público de saúde. As inconsistências identificadas foram omissão da idade (83%), ausência da justificativa (6%) e prescrição fora da faixa etária permitida pela legislação vigente. Conclusão: Observa-se inconsistências relacionadas à omissão de idade, justificativa de uso, utilização contraindicada em idosos e adolescentes, prescrição por profissionais não especializados, e utilização de nome comercial no sistema público de saúde. Reforça-se a importância do farmacêutico na análise criteriosa os documentos necessários para a dispensação da sibutramina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-30
Como Citar
MASCHIO DE LIMA, T. A.; FRANCO, T. F.; PEREIRA, L. L. V.; GODOY, M. F. de. ANÁLISE DAS PRESCRIÇÕES DE SIBUTRAMINA EM DROGARIA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 15, n. e, 2018. DOI: 10.5216/ref.v15ie.47416. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/47416. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.