RINITE ALÉRGICA E/OU ASMA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO REGULAR DA REDE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v14i4.46628Palavras-chave:
Educação em saúde, Epidemiologia, Uso de medicamentosResumo
Rinite alérgica e asma são doenças inflamatórias crônicas que representam um grande impacto tanto na saúde individual quanto no nível econômico e social. O estudo teve como objetivo analisar a rinite alérgica e/asma em estudantes do ensino médio regular da rede pública em Simão Dias, Sergipe, Brasil. Trata-se de uma pesquisa transversal descritiva realizada em fevereiro e março de 2017. Selecionaram-se 46 estudantes para os quais foram aplicados um questionário referente às variáveis sociodemográficas, manifestações clínicas e impactos sobre o cotidiano; e um formulário sobre o uso de medicamentos. A rinite alérgica apresentou maior prevalência (61%; n=28) e identificou-se coexistência com asma em 11% (n=5). Grande parte foi classificada nas faixas de baixa frequência de sinais e sintomas (45,7%; n=21) e de baixo impacto sobre as atividades diárias (47,8%; n=22). O sexo feminino apresentou maior frequência sintomatológica (35,5%; n=11). Para rinite alérgica, a maioria das terapias medicamentosas encontrava-se adequada. Por outro lado, no caso da asma, uma proporção desconhecia ou não fazia o uso de medicamentos para manutenção, mesmo apresentando uma frequência importante de sinais e sintomas e crises. Destaca-se a importância da sensibilização dos adolescentes quanto ao autocuidado visando o controle das doenças e melhoria da adesão ao tratamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-03-08
Como Citar
SANTOS, L. A.; SANTOS, J. M. de J.; OLIVEIRA, F. M. RINITE ALÉRGICA E/OU ASMA EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO REGULAR DA REDE PÚBLICA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 4, 2018. DOI: 10.5216/ref.v14i4.46628. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/46628. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Educação em Saúde
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.