APLICABILIDADE DE DOIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS EM FARMÁCIA HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v5i1.4618Palavras-chave:
Avaliação. Instrumento de avaliação. Farmácia hospitalarResumo
A avaliação de uma farmácia hospitalar é uma prática complexa e difícil por envolver estruturas e serviços variáveis de acordo com as características do hospital e da própria farmácia. Este trabalho teve como objetivo analisar a aplicabilidade e os resultados de dois instrumentos de avaliação de serviços em farmácia hospitalar, são eles: o guia da Sociedade Espanhola de Farmácia Hospitalar (SEFH) e um segundo guia proposto pelas pesquisadoras. Foi aplicado roteiro de investigação proposto pelos dois guias em 12 hospitais da cidade de Goiânia. Em ambos os instrumentos a avaliação consistiu na atribuição de pontos para as atividades desenvolvidas pelos serviços de farmácia. As pontuações finais obtidas foram divergentes entre os dois guias. O instrumento da SEFH se mostrou mais sensível e seguro, no entanto é muito complexo, exigindo bastante tempo para sua aplicação e análise. O instrumento proposto é mais simples e rápido, no entanto apenas fornece informações superficiais sobre os serviços não os avaliando profundamente. Os resultados encontrados demonstram a necessidade da elaboração de um instrumento oficial que avalie de maneira quali e quantitativa os serviços de farmácia hospitalar, que possam dar suporte as tomadas de decisão dos gestores desses serviços, visando melhoras e adequações. A aplicação e análise dos dois guias permitiram identificar e analisar as principais atividades e os problemas dos serviços de farmácia destes hospitais. 10.5216/ref.v5i1.4618Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-08-25
Como Citar
MARTINS, B. P. R.; VECHIATO, C.; VIEIRA, D. A.; BORGES, D. M.; PROVIN, M. P. APLICABILIDADE DE DOIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS EM FARMÁCIA HOSPITALAR. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 5, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/ref.v5i1.4618. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/4618. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.