O IMPACTO DO ENSINO DE FARMÁCIA HOSPITALAR NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Autores

  • Beatriz Cristina de Oliveira Fonseca
  • Marcelo Rodrigues Martins
  • Leila Crystina Dias Zorzin
  • Flavio Marques Lopes
  • Paulo Henrique Jorge da Cunha
  • Nathalie de Lourdes Souza Dewulf FF/UFG http://orcid.org/0000-0002-3940-6396

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v14i2.46023

Palavras-chave:

Assistência farmacêutica, farmacovigilância, medicamentos veterinários

Resumo

O presente estudo teve como objetivo apresentar os impactos do estágio de Farmácia Hospitalar desenvolvido pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (FF/UFG) no Hospital Veterinário da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (HV/EVZ/UFG), tanto na formação acadêmica dos estagiários, quanto nos serviços da unidade. Trata-se de um relato de experiência da atuação e das atividades propostas pelos alunos da faculdade de farmácia ao HV/EVZ/UFG, supervisionados pelo farmacêutico da unidade e orientados pelo docente responsável pela disciplina, como forma de avaliação do estágio em farmácia hospitalar. Os principais temas propostos foram relacionados à implementação de ações de esterilização e limpeza, ações de farmacovigilância, sistema de padronização e distribuição de medicamentos. A receptividade na aceitação das propostas apresentadas resultou em impactos positivos ao HV/EVZ/UFG, como a promoção do uso racional de medicamentos, o monitoramento do controle de qualidade e a redução de problemas relacionados a medicamentos. Além disso, possibilitou aos alunos atender aos objetivos da disciplina e ainda obterem experiência com o uso de medicamentos veterinários. Conclui-se portanto que a experiência proporcionou impactos positivos tanto para os alunos da disciplina de farmácia hospitalar da FF/UFG como para o HV/EVZ/UFG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalie de Lourdes Souza Dewulf, FF/UFG

Professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás na área de Farmácia Comunitária e Hospitalar. Possui graduação em Farmácia Bioquímica Modalidade Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2001). Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Ciências, Área Clínica Médica, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na área de farmacoeconomia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2011). Tem experiência na área farmácia com ênfase em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Atuando principalmente nos seguintes temas: atenção farmacêutica, farmácia clínica, uso racional de medicamentos, humanização no serviço de saúde, informações sobre medicamentos e doenças inflamatórias intestinais.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

FONSECA, B. C. de O.; MARTINS, M. R.; ZORZIN, L. C. D.; LOPES, F. M.; CUNHA, P. H. J. da; DEWULF, N. de L. S. O IMPACTO DO ENSINO DE FARMÁCIA HOSPITALAR NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/ref.v14i2.46023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/46023. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Saúde