INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS NO TRATAMENTO DE DOENÇAS INFLMATÓRIAS INTESTINAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v14i2.46022

Palavras-chave:

Interações de Medicamentos, Doenças Inflamatórias Intestinais, Educação em Saúde.

Resumo

A Doença Inflamatória Intestinal (DII) caracterizada pela presença de processo inflamatório crônico de predomínio intestinal, e composta pela Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn. A estratégia terapêutica mais utilizada é o uso de fármacos de diferentes classes terapêuticas. O objetivo deste estudo visa realizar uma revisão das possíveis interações medicamentosas descritas na literatura. Foram identificadas 517 possíveis interações medicamentosas, sendo 265 de gravidade moderada e 224 de gravidade importante, 17 são contraindicadas e 11 são secundárias. O reconhecimento destas possíveis interações no tratamento da DII pela equipe multidisciplinar torna o planejamento terapêutico mais seguro e eficaz. Há necessidade de maior divulgação dos efeitos benéficos, adversos e secundários as interações medicamentosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalie de Lourdes Souza Dewulf, FF/UFG

Professora da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás na área de Farmácia Comunitária e Hospitalar. Possui graduação em Farmácia Bioquímica Modalidade Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2001). Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Ciências, Área Clínica Médica, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na área de farmacoeconomia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2011). Tem experiência na área farmácia com ênfase em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Atuando principalmente nos seguintes temas: atenção farmacêutica, farmácia clínica, uso racional de medicamentos, humanização no serviço de saúde, informações sobre medicamentos e doenças inflamatórias intestinais.

Downloads

Publicado

18-09-2017

Como Citar

Corrêa, I. S., Lopes, F. M., Zaltman, C., & Dewulf, N. de L. S. (2017). INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS NO TRATAMENTO DE DOENÇAS INFLMATÓRIAS INTESTINAIS. Revista Eletrônica De Farmácia, 14(2). https://doi.org/10.5216/ref.v14i2.46022

Edição

Seção

Educação em Saúde