EVENTOS ADVERSOS ASSOCIADOS A ANTIMICROBIANOS EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v15ie.45949Palavras-chave:
Farmacia clínicaResumo
Os antimicrobianos participam de uma das classes de medicamentos mais consumidas que destaca-se pela maior incidência de eventos adversos (EA) durante o processo de cuidado no ambiente hospitalar. Os eventos adversos associados a antimicrobianos foram investigados, em um estudo de seguimento com acompanhamento prospectivo não concorrente de 26 prontuários de pacientes internados em um hospital. Foi utilizada uma relação de rastreadores, conforme Giordani et al. para triagem e identificação de eventos adversos. As suspeitas de reações adversas foram classificadas quanto a causalidade, conforme os algoritmos de Naranjo e OMS, os diagnósticos foram classificados pela CID-10 e as interações medicamentosas pela base de dados Micromedex®. Houve predominância de pacientes do sexo masculino, sendo que 53,8% apresentaram idade superior a 60 anos. No que se refere ao resultado do cuidado 73,1% dos pacientes foram a óbito e 26,9% tiveram alta hospitalar. Os EA validados foram: insuficiência renal aguda 41%; trombocitopenia 38%; rash cutâneo 8%; interações medicamentosas que geraram EA 5%; resistência bacteriana 5%, e desconforto gástrico/vômito 3%. Foi realizada análise estatística para avaliar as associações entre variáveis estudadas. Pode-se verificar a ocorrência de eventos adversos associados ao uso de antimicrobianos, sendo possível validá-los em reações adversas, durante período de internamento dos pacientes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-30
Como Citar
DE JESUS, I. S.; RODRIGUES, H. M. S.; GONÇALVES, S. dos S.; CARNEIRO, J. A. O.; LEMOS, G. da S.; LEMOS, L. B. EVENTOS ADVERSOS ASSOCIADOS A ANTIMICROBIANOS EM PACIENTES INTERNADOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 15, n. e, 2018. DOI: 10.5216/ref.v15ie.45949. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/45949. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.