REAÇÕES ADVERSAS EM USUÁRIAS DE ANTICONCEPCIONAIS ORAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v14i4.45511Palavras-chave:
Anticoncepcional oral, reação adversa, contraceptivoResumo
Uma das preocupações do uso crônico de anticoncepcionais orais são as reações adversas que podem advir de seu uso. Estes podem estar eventualmente, associados a queixas como cefaleia, dores em membros inferiores, alterações de humor, entre outras. Além disso, estudos constataram que mais de 40% das usuárias possuíam um ou mais fatores de risco para o seu uso. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi quantificar as principais reações adversas observadas pelas usuárias de anticoncepcionais orais. Este estudo foi realizado através de um questionário disponibilizado na internet, destinado a mulheres que fazem uso de anticoncepcionais orais. Foram analisados 205 questionários respondidos por internautas de uma rede social. Em relação aos resultados 86% entrevistada fazem uso de anticoncepcionais orais e 68,75% obtiveram alguma reação adversa durante o uso, a troca no mínimo uma vez foi relatada por 74,34% das mulheres. Conclui-se que os anticoncepcionais orais apresentam reações adversas como dor de cabeça, enjoo e mudança de humor, que são capazes de motivar as mulheres a mudarem de anticoncepcional ou descontinuaram o tratamento. A falta de conhecimento fica implícito quando detectamos que a mudança ocorreu de 2 a 4 vezes e em sua maioria por indicação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-03-08
Como Citar
SIQUEIRA, T. C.; SATO, M. D. O.; SANTIAGO, R. M. REAÇÕES ADVERSAS EM USUÁRIAS DE ANTICONCEPCIONAIS ORAIS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 4, 2018. DOI: 10.5216/ref.v14i4.45511. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/45511. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.