REAÇÕES ADVERSAS EM USUÁRIAS DE ANTICONCEPCIONAIS ORAIS

Autores

  • Taciane Christine Siqueira Uniandrade, Rua João Scuissiato, 01 - Santa Quitéria, Curitiba - PR, CEP: 80310-310/ Estudante do curso de Farmácia
  • Marcelo Del Olmo Sato Faculdade Evangélica do Paraná, Rua Padre Anchieta, 2770 - Bigorrilho, Curitiba - PR, CEP: 80730-000/ Professor Adjunto do curso de Medicina
  • Ronise Martins Santiago Uniandrade, Rua João Scuissiato, 01 - Santa Quitéria, Curitiba - PR, CEP: 80310-310/ Professora Titular do curso de Farmácia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v14i4.45511

Palavras-chave:

Anticoncepcional oral, reação adversa, contraceptivo

Resumo

Uma das preocupações do uso crônico de anticoncepcionais orais são as reações adversas que podem advir de seu uso. Estes podem estar eventualmente, associados a queixas como cefaleia, dores em membros inferiores, alterações de humor, entre outras. Além disso, estudos constataram que mais de 40% das usuárias possuíam um ou mais fatores de risco para o seu uso. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi quantificar as principais reações adversas observadas pelas usuárias de anticoncepcionais orais. Este estudo foi realizado através de um questionário disponibilizado na internet, destinado a mulheres que fazem uso de anticoncepcionais orais. Foram analisados 205 questionários respondidos por internautas de uma rede social. Em relação aos resultados 86% entrevistada fazem uso de anticoncepcionais orais e 68,75% obtiveram alguma reação adversa durante o uso, a troca no mínimo uma vez foi relatada por 74,34% das mulheres. Conclui-se que os anticoncepcionais orais apresentam reações adversas como dor de cabeça, enjoo e mudança de humor, que são capazes de motivar as mulheres a mudarem de anticoncepcional ou descontinuaram o tratamento. A falta de conhecimento fica implícito quando detectamos que a mudança ocorreu de 2 a 4 vezes e em sua maioria por indicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-03-2018

Como Citar

Siqueira, T. C., Sato, M. D. O., & Santiago, R. M. (2018). REAÇÕES ADVERSAS EM USUÁRIAS DE ANTICONCEPCIONAIS ORAIS. Revista Eletrônica De Farmácia, 14(4). https://doi.org/10.5216/ref.v14i4.45511

Edição

Seção

Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica