ANÁLISE DA TOXICIDADE DO EXTRATO HIDROALCÓLICO DA POUPA DO FRUTO SECO DE Luffa operculata FRENTE A NÁUPLIOS DE Artemia salina E MERISTEMAS DE Allium cepa.

Autores

  • Ian Jhemes Oliveira Sousa Universidade Federal do Piauí- UFPI
  • Rodrigo Lopes Gomes Gonçalves Universidade Federal do Piauí-UFPI
  • Gardenha da Silva Rosa Centro Tecnológico de Teresina-CET
  • Raimunda Nonata dos Santos Pereira Universidade Paulista -UNIP/ Instituto de Educação Superior de Teresina_IEST
  • Roseane Pedrosa Lima Universidade Paulista -UNIP/ Instituto de Educação Superior de Teresina_IEST
  • Manoel Pinheiro Lúcio Neto Universidade Federal do Piauí- UFPI Universidade Paulista -UNIP/ Instituto de Educação Superior de Teresina_IEST Faculdade Santo Agostinho-FSA

DOI:

https://doi.org/10.5216/ref.v14i4.45289

Palavras-chave:

Avaliação Toxicológica, Plantas Medicinais, Cucurbitaceae,

Resumo

Este trabalho avalia a toxicidade do extrato bruto hidroalcólico de Luffa operculata, para tanto foram executados ensaios de toxicidade in vitro com Allium cepa e Artemia salina. A espécie em questão foi estudada por ser importante planta medicinal para os nordestinos no tratamento de problemas respiratórios e a carência de literatura com essa abordagem, dessa forma o objetivo desse trabalho é estabelecer limites toxicológicos para esta planta utilizando metodologias de quantificação toxicológica in vitro. O extrato foi preparado por meio de decocção hidroalcólica seguido rotaevaporação, a avaliação da toxicidade frente a viabilidade de náuplios de Artemia salina e crescimento de meristemas de Allium cepa. Os resultados mostraram que a CL50 foi: 25,22 e 4,63 µg/mL para 24 e 48 horas respectivamente, para a metodologia de Artemia salina e a inibição do crescimento meristemático de Allium cepa foi significante a partir de 500 µg/mL. Estes resultados constatam as hipóteses da alta toxicidade dos compostos da Luffa operculata, além de seu possível potencial citotóxico com concentrações acima de 500 µg/mL estabelecendo um perfil toxicológico para mais estudos detalhados da toxicologia desta espécie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ian Jhemes Oliveira Sousa, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Departamento de Farmácia

Rodrigo Lopes Gomes Gonçalves, Universidade Federal do Piauí-UFPI

Programa de Pós Graduação em farmacologia

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

SOUSA, I. J. O.; GONÇALVES, R. L. G.; ROSA, G. da S.; PEREIRA, R. N. dos S.; LIMA, R. P.; LÚCIO NETO, M. P. ANÁLISE DA TOXICIDADE DO EXTRATO HIDROALCÓLICO DA POUPA DO FRUTO SECO DE Luffa operculata FRENTE A NÁUPLIOS DE Artemia salina E MERISTEMAS DE Allium cepa. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 4, 2018. DOI: 10.5216/ref.v14i4.45289. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/45289. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Avaliação e Análises Toxicológicas