CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DE ANTICONCEPÇÃO DE EMERGÊNCIA POR JOVENS NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v16i0.45007Palavras-chave:
anticoncepção pós-coito, gravidez não planejada, inquéritos epidemiológicos, BrasilResumo
A pílula de anticoncepção de emergência (PAE) é um método seguro e eficaz de prevenção da gravidez não planejada e possui indicação após relação sexual desprotegida. O público jovem representa parcela importante de usuários desse método contraceptivo. Investigar o nível de conhecimento, acesso e utilização da PAE é fator fundamental para nortear políticas públicas que favoreçam o bom uso desse medicamento. Este trabalho teve como objetivo realizar revisão integrativa da literatura de estudos descritivos transversais, com aplicação de questionário, que relatam a utilização e conhecimento acerca da PAE por jovens, no Brasil. Para isso, foram levantados todos os artigos indexados nas bases de dados Lilacs, SciELO e Pubmed até o dia 30 de junho de 2015, por meio dos descritores “emergency contraception”, “emergency contraception and Brazil” e “emergency contraceptive and Brazil”. Dos artigos recuperados, foram excluídos aqueles que não se enquadraram aos critérios estabelecidos, sendo selecionados nove estudos, dos quais foram extraídas informações relativas à publicação e seus principais resultados. A análise dos estudos mostra 64% ou mais dos entrevistados tem conhecimento da PAE, adquiridos notadamente por meio de amigos. Entre 20 a 50% dos entrevistados afirmaram já ter utilizado esta alternativa anticoncepcional. Entretanto, isto, de forma isolada, não é garantia de seu uso racional, reforçando a ideia de utilizar os dados aqui sumarizados para nortear campanhas educativas dirigidas a esse público.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-03-25
Como Citar
DA SILVA, E. V.; PORTO, M. S.; AREDA, C. A.; MEINERS, M. M. M. A.; GALATO, D. CONHECIMENTO E UTILIZAÇÃO DE ANTICONCEPÇÃO DE EMERGÊNCIA POR JOVENS NO BRASIL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 16, n. E, 2019. DOI: 10.5216/ref.v16i0.45007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/45007. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Educação em Saúde
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.