ATIVIDADE FARMACOLÓGICA DE ÓLEOS ESSENCIAIS NO SISTEMA RESPIRATÓRIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS PRÉ-CLÍNICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v14i3.44485Palavras-chave:
óleos essenciais, asma, tosse, expectoração, efeito espasmolíticoResumo
Os óleos essenciais são uma mistura de diversos compostos voláteis, que são extraídos de plantas aromáticas e que possuem diversas propriedades farmacológicas. Entre as propriedades farmacológicas, descritas na literatura para esses óleos essenciais, destacam-se os efeitos repelente, anti-inflamatório, antiasmático, ansiolítico e anticâncer. Neste trabalho, destacamos de forma sistemática o uso de plantas aromáticas no tratamento de enfermidades relacionadas ao sistema respiratório, relacionando espécies que são fontes de óleos essenciais e cujos efeitos farmacológicos foram avaliados em modelos animais, envolvendo a investigação de sua atividade antiasmática, antitussígena e/ou expectorante. Para tanto, foram pesquisadas em bases de dados (Pubmed/Medline, Scopus e Biblioteca Virtual de Saúde) artigos com as seguintes palavras-chave: “essential oil” e “spasmolytic”, “essential oil” e “airway smooth muscle”, “essential oil” e “anthiasthmatic”, “essential oil” e “antitussive”, “essential oil” e “cough”, “essential oil” e “mucolytics” ou “essential oil” e “expectorant”. De um total de 868 artigos pesquisados, que continham as palavras-chave no título e/ou no resumo, foram encontradas 28 espécies de plantas com estudos relacionados à atividade de seus óleos essenciais no sistema respiratório.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-01-15
Como Citar
MENEZES, P. M. N.; BRITO, M. C.; LUCCHESE, A. M.; LIMA, J. T. de; RIBEIRO, L. A. de A.; SILVA, F. S. ATIVIDADE FARMACOLÓGICA DE ÓLEOS ESSENCIAIS NO SISTEMA RESPIRATÓRIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS PRÉ-CLÍNICOS. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 3, 2018. DOI: 10.5216/ref.v14i3.44485. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/44485. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Revisão
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.