AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS PRESCRIÇÕES MEDICAMENTOSAS DISPENSADAS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v14i4.44467Palavras-chave:
Prescrições, Uso de medicamentos, Saúde pública.Resumo
No Sistema Único de Saúde (SUS), o acesso aos medicamentos se dá através da prescrição, que desempenha papel ímpar na prevenção de erros de medicação, já que é a partir dela que todo o fluxo de tratamento medicamentoso chega ao usuário. Dessa forma, o presente estudo do tipo transversal, retrospectivo descritivo, com abordagem quantitativa teve como objetivo a avaliação do cumprimento da legislação quanto à prescrição de medicamentos dispensadas pela farmácia da USF Nova Conquista. Foram analisadas 300 prescrições, com média de 1,49% de medicamentos por prescrição. Os resultados apontaram a não totalidade dos critérios de avaliação proposto neste estudo dentre eles: presença de abreviaturas (98,05%) e rasuras (7%); ausência de informações como: endereço (98%), forma farmacêutica (91,12%), frequência e duração do tratamento (76,98%) concentração do fármaco (29,68), dose (18,59%), posologia (5,13%); unidade de medida ausente ou inadequada (1,80%). As classes farmacológicas prevalentes foram: anti-inflamatórios não esteroidais (28,04%), anti-hipertensivo (14,15%), antialérgicos (11,51%) e antibióticos (8,73%). Todas as prescrições avaliadas neste estudo, apresentaram alguma inconformidade ou ausência de informações em relação ao que estabelece a legislação, concluindo-se, que alguns hábitos de prescrição devem ser modificados, buscando o melhoramento da qualidade da prescrição e do fortalecimento da assistência prestada no SUS.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-03-08
Como Citar
MORAIS, V. D.; COMARELLA, L.; MORAIS, J. D. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS PRESCRIÇÕES MEDICAMENTOSAS DISPENSADAS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA, PARAÍBA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 4, 2018. DOI: 10.5216/ref.v14i4.44467. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/44467. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.