PERFIL DE PRESCRIÇÃO E DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM PIRAÍ (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v14i3.44236Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Atenção Farmacêutica, Estudos de Utilização de Medicamentos, Farmacoepidemiologia.Resumo
Estudos de Utilização de Medicamentos compreendem a comercialização, distribuição, prescrição, dispensação e uso dos medicamentos em uma sociedade, com enfoque especial em suas consequências médico-sanitárias, sociais e econômicas. Este trabalho foi desenvolvido no contexto do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, visando fortalecer o processo de aprendizagem sobre a Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde. Investigou-se o perfil da prescrição e da utilização de medicamentos na população urbana e rural atendidas pela Estratégia Saúde da Família no município de Piraí (RJ). Trata-se de um estudo de corte-transversal por meio de inquérito domiciliar tendo como recorte temporal o período de agosto de 2010 a julho de 2011. Tem-se como resultado a prevalência da prescrição e da utilização de medicamentos atendidas pela Estratégia Saúde da Família aplicados em 647 domicílios, perfazendo um total de 1805 entrevistas. Conclui-se que a prescrição e utilização de medicamentos não atende aos princípios da racionalidade do uso de medicamentos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-01-15
Como Citar
SOLER, O. PERFIL DE PRESCRIÇÃO E DE UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM PIRAÍ (RJ). Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 3, 2018. DOI: 10.5216/ref.v14i3.44236. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/44236. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.