MATRIZ DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO/UFG
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v14i1.42785Palavras-chave:
Avaliação educacional, Currículo, Exercício profissional, Nutrição.Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência iniciada em 2015 sobre o processo de autoavaliação do Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. Para isso, o núcleo docente estruturante (NDE) do curso propôs três eixos de investigação: metodologias de ensino e aprendizagem; estratégias de avaliação do estudante utilizadas nas disciplinas e o grau de alinhamento da proposta curricular existente quando comparada com a preconizada pelas diretrizes curriculares nacionais (DCN) e políticas indutoras da formação de recursos humanos para a saúde, no Brasil. O presente relato concentra-se no terceiro eixo da avaliação que resultou na criação de uma matriz de habilidades e competências para o nutricionista ao final da graduação, que teve como referencial o Consenso de Habilidades/Competências do nutricionista no âmbito da saúde coletiva, proposto nacionalmente. O produto final (a matriz propriamente dita) é o resultado de várias discussões realizadas pelos docentes do curso sobre aquilo que se espera que o estudante adquira em termos de habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais durante a sua formação, que o prepare para atuar como nutricionista.Downloads
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Publicado
2017-05-28
Como Citar
MENDONÇA GUIMARÃES, M.; FERREIRA STRINGHINI, M. L.; MARIA DE SOUSA, L.; HELENA CARVALHO FRANCESCANTÔNIO MENEZES, I.; VAZ DE SOUZA FREITAS, A. T.; HELENA SACCHI CORREIA, M.; SUGAI, A.; ROBERTO BOLLELA, V.; DE MORAIS BORGES MARQUES, R. MATRIZ DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO/UFG. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/ref.v14i1.42785. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/42785. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Educação em Saúde
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