PROGRAMA DE DESCARTE APROPRIADO DO REJEITO MEDICAMENTOSO COMO FERRAMENTA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v14i1.42775Palavras-chave:
Resíduos de Serviços de Saúde, Meio Ambiente, Prazo de Validade de Medicamentos.Resumo
Grande quantidade de medicamento é descartada diariamente. Esse é um material tóxico e, portanto, não deve seguir o mesmo caminho do lixo comum. A reflexão estimulada através de um programa educativo e de uma campanha de arrecadação de medicamentos impróprios parece vital na formação não somente de cidadãos com discernimento, mas também multiplicadores deste conhecimento. Além de desenvolver um mecanismo institucional educacional, o intento deste desígnio foi avaliar quantitativamente e qualitativamente o resíduo medicamentoso desprezado pela comunidade acadêmica. Para tal, foi colocado um coletor de medicamentos expirados no saguão do principal acesso ao Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). O rejeito ali posto foi analisado entre os dias 10 de novembro de 2014 e 30 de agosto de 2016. No total, foram arrecadados 102.683 unidades de medicamentos rejeitados, sendo que o fármaco mais prevalente encontrado foi a fluoxetina. Há grande demanda de medicamentos a serem rejeitados pela população. Programas que permitem o transporte reverso são de evidente importância para a questão ambiental. Quando o rejeito medicamentoso é trabalhado no ambiente acadêmico, de forma transversal e agregadora, há a competente união entre as discussões técnicas da alçada profissional farmacêutica e a projeção da questão humanista ambiental sustentável.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-05-28
Como Citar
LUNARDELLI, A.; DORNELLES MACHADO, I.; DA CRUZ MONTEIRO, S. PROGRAMA DE DESCARTE APROPRIADO DO REJEITO MEDICAMENTOSO COMO FERRAMENTA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/ref.v14i1.42775. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/42775. Acesso em: 16 set. 2024.
Edição
Seção
Educação em Saúde
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.