PERFIL DOS MEDICAMENTOS PSICOATIVOS DISPENSADOS NA FARMÁCIA BÁSICA MUNICIPAL DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v14i3.42711Palavras-chave:
Psicofármacos, Farmacovigilância, Farmacoepidemiologia, uso racional de medicamentos.Resumo
Psicofármacos modificam seletivamente o Sistema Nervoso Central promovendo alterações no comportamento e no humor. O presente estudo objetivou caracterizar o perfil dos principais psicoativos dispensados na farmácia básica de um município de Ji-Paraná, Rondônia. Realizou-se um estudo transversal por meio do levantamento de dados junto ao sistema Hórus, considerando a análise do período compreendido entre 2013 e 2015. O princípio ativo mais dispensado foi a carbamazepina, seguida pela amitriptilina, fluoxetina, clonazepam e biperideno. A fluoxetina obteve o maior aumento proporcional, seguida pelo clonazepam e pela amitriptilina, tais elevações foram significativas e estiveram associadas com o aumento do número de usuários (p<0,001). A análise comparativa das médias da totalidade dos psicofármacos disponíveis na farmácia básica, indicou que apenas entre os anos de 2014 e 2015 não houve um aumento significativo (p>0,05). Embora não haja confirmação do uso concomitante por algum dos usuários, todos os fármacos relacionados apresentam potencial para interações medicamentosas entre si, além de requererem cuidados especiais com outras substâncias. A importância do profissional farmacêutico está pautada na gestão dos cuidados durante a dispensação por meio da prestação de esclarecimentos técnicos para os usuários, da observação dos efeitos adversos e interações medicamentosas, contribuindo com uma farmacoterapia racional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-01-15
Como Citar
DOS SANTOS, P. A.; VALIATTI, T. B.; SALVI, J. de O. PERFIL DOS MEDICAMENTOS PSICOATIVOS DISPENSADOS NA FARMÁCIA BÁSICA MUNICIPAL DE JI-PARANÁ, RONDÔNIA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 3, 2018. DOI: 10.5216/ref.v14i3.42711. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/42711. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.