DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA ATUAÇÃO DOS CENTROS DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v14i1.42695Palavras-chave:
Medicamentos, Informação, Centro de Informações de Saúde.Resumo
O repasse da informação de qualidade mostra-se atualmente como uma das principais ferramentas para o estabelecimento do uso racional de medicamentos. Diante de um cenário onde se consolidam inúmeras fontes de dados e conhecimento, de caráter científico ou não, é urgente a necessidade de análise de informação antes de sua aplicação farmacoterapêutica. Os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIM) constituem em importante ferramenta para obtenção da informação sobre medicamentos, que poderá ser disponibilizada a diferentes públicos alvo. Foi realizada análise quali-quantitativa, descritiva e transversal, no período de dezembro de 2013 a março de 2014, envolvendo um elenco de 27 centros e serviços de informação sobre medicamentos brasileiros. Observou-se neste estudo que o número de CIM brasileiros é oscilante ao longo dos anos, muito embora seja crescente a iniciativa de se perpetuar a aplicação dos centros de informação de medicamentos ao longo do território nacional. Entretanto, os CIM precisam suportar entraves de diversas naturezas para a promoção de suas atividades, contribuindo para, na maioria dos casos, o não cumprimento de suas propostas iniciais, isto é, a prática de informação passiva em um tempo não satisfatório à necessidade da informação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-05-28
Como Citar
NICOLETTI, M. A.; RODRIGUES DA SILVA MARQUES, G.; STORPIRTIS, S.; MELO AGUIAR, P. DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DA ATUAÇÃO DOS CENTROS DE INFORMAÇÃO SOBRE MEDICAMENTOS NO BRASIL. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 14, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/ref.v14i1.42695. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/42695. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Educação em Saúde
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.