ESTUDO DA ANATOMIA FOLIAR E CAULINAR E ANÁLISE DOS CONSTITUINTES QUÍMICOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DAS FOLHAS E CASCAS DOS FRUTOS DE Citrus medica L.
DOI:
https://doi.org/10.5216/ref.v13i4.41621Palavras-chave:
Rutaceae, limoneno, cidraResumo
Citrus medica L. (Rutaceae) é utilizada popularmente como anti-inflamatória, anti-histamínica, diurética e calmante. Os objetivos deste trabalho foram: realizar o estudo anatômico das folhas e caules, determinar o teor de umidade do pó das folhas e das cascas dos frutos e analisar os componentes dos óleos essenciais das folhas e cascas dos frutos de C. medica. O estudo anatômico das folhas e caules foi realizado de acordo com as técnicas botânicas convencionais. O teor de umidade foi feita utilizando um analisador de umidade. Os óleos essenciais das folhas e das cascas foram obtidos por hidrodestilação em um aparelho de Clevenger e analisados por CG/EM. Entre os aspectos anatômicos foliares destacam-se as cavidades secretoras contendo material lipídico, estômatos paracíticos e cristais prismáticos. Os componentes majoritários dos óleos essenciais das folhas foram E-cariofileno (16,82%), limoneno (12,35%) e acetato de geranila (11,75%) e das cascas dos frutos o limoneno (85,35% a 90,14%).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-30
Como Citar
SANTOS, D. L. dos; LOBO FERREIRA, T. C.; FERREIRA, H. D.; SÁ, S. de; BORGES, L. L.; FAUSTINO TRESVENZOL, L. M.; FERRI, P. H.; DE PAULA, J. R.; FIUZA, T. de S. ESTUDO DA ANATOMIA FOLIAR E CAULINAR E ANÁLISE DOS CONSTITUINTES QUÍMICOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DAS FOLHAS E CASCAS DOS FRUTOS DE Citrus medica L. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 4, p. 229–247, 2016. DOI: 10.5216/ref.v13i4.41621. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/41621. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Farmacognosia e Produtos Naturais
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.