EFEITO DE CURCUMINA NA EXPRESSÃO DE GENES RELACIONADOS COM A DIFERENCIAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS EM CULTURA
Resumo
As células-tronco embrionárias (ES) são células indiferenciadas derivadas da massa interna do blastocisto e em condições apropriadas de cultura podem se diferenciar em diversas linhagens celulares de qualquer dos três folhetos embrionários. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de curcumina na expressão de genes relacionados com a diferenciação de ES de camundongo, estimando seu potencial teratogênico. Os tratamentos com a curcumina apresentaram a expressão dos genes OCT4 e NANOG, ambos de forma dose dependentes, sendo o nível de expressão maior em relação ao controle. Os genes NESTIN e BMP4 foram expressos em todos os tratamentos. O tratamento com etanol não expressou o gene OCT4, apenas o NANOG. Houve a expressão do gene NESTIN em todos os tratamentos estudados com o etanol.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-05-04
Como Citar
DE FARIA, L. C.; SANTANA, D. P.; GUILLO, L. A. EFEITO DE CURCUMINA NA EXPRESSÃO DE GENES RELACIONADOS COM A DIFERENCIAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS EM CULTURA. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 1.1, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/40862. Acesso em: 19 set. 2024.
Edição
Seção
Suplemento Especial - 10o Congresso Regional de Análises Clínicas do Centro-Oeste (CRACO)
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.