ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE SUPERFÍCIES E UTENSÍLIOS DE RESTAURANTES DE PALMAS-TO
Resumo
O número de restaurantes aumentou nos grandes centros, os quais visam clientes com limitação temporal e financeira para a realização das refeições. Nesse cenário, há de se destacar à responsabilidade desses restaurantes, já que podem expor um grande contingente populacional aos microrganismos patogênicos. O objetivo do estudo foi coletar amostras de superfícies e utensílios de restaurantes de Palmas-TO e identificar as espécies bacterianas. Desenvolver material impresso sobre higienização no preparo dos alimentos. Em 40 amostras analisadas 92,5% apresentou crescimento bacteriano, com 45% de duplo crescimento em cada amostra. A enterobactéria em destaque foi Klebsiella sp, 27,5%. Foram identificadas 4 amostras de Staphylococcus aureus presentes em bucha, porta guardanapos, na bancada de preparo de alimentos e na bandeja, em um restaurante apenas. Foram encontradas 2% de Acinetobacter baumannii, presentes em bancadas de pia, em dois restaurantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-05-04
Como Citar
SANTANA, R. M.; FONSECA, L. C. N.; BAPTISTA, A. B. ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE SUPERFÍCIES E UTENSÍLIOS DE RESTAURANTES DE PALMAS-TO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 1.1, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/40859. Acesso em: 8 set. 2024.
Edição
Seção
Suplemento Especial - 10o Congresso Regional de Análises Clínicas do Centro-Oeste (CRACO)
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.