AVALIAÇÃO DOS EFEITOS GENOTÓXICO, CITOTÓXICO, ANTIGENOTÓXICO E ANTICITOTÓXICO DE PUNICALAGIN PELO TESTE DO MICRONÚCLEO
Resumo
Lafoensia pacari A. St.-Hil.é uma planta medicinal brasileira amplamente utilizada para o tratamento de úlceras gástricas e cicatrização de feridas. Punicalagin é o maior constituinte isolado das folhas de L. pacari. No presente estudo, nós avaliamos os efeitos genotóxico, citotóxico, antigenotóxico e anticitotóxico de punicalagin pelo teste do micronúcleo em medula óssea de camundongos in vivo. Punicalagin não induziu aumento significativo no número de micronúcleos em comparação com o controle negativo, não exibindo, portanto, efeito genotóxico nas condições experimentais desse estudo. A maior dose de punicalagin (50 mg/kg) mostrou efeito citotóxico significante em células da medula óssea de camundongos, especialmente quando coadministrado com ciclofosfamida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-05-04
Como Citar
DE OLIVEIRA, L. C.; DE SOUZA, M. A. M.; CAETANO, R. R.; CARNEIRO, C. C. AVALIAÇÃO DOS EFEITOS GENOTÓXICO, CITOTÓXICO, ANTIGENOTÓXICO E ANTICITOTÓXICO DE PUNICALAGIN PELO TESTE DO MICRONÚCLEO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 1.1, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/40847. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Suplemento Especial - 10o Congresso Regional de Análises Clínicas do Centro-Oeste (CRACO)
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.