AVALIAÇÃO CITOTÓXICA, GENOTÓXICA, ANTICITOTÓXICA E ANTIGENOTÓXICA DE GEMIN D PELO TESTE DO MICRONÚCLEO EM MEDULA ÓSSEA DE CAMUNDONGOS IN VIVO

Autores

  • Cristiene Costa Carneiro FF/UFG
  • Renata Rodrigues Caetano
  • Laís Camargo de Oliveira
  • Maria Alice Montes de Sousa
  • Paulo Roberto de Melo Reis
  • Lee Chen Chen

Resumo

Gemin D é um elagitanino encontrado em diversas espécies de plantas ricas em compostos fenólicos. Até o momento, mais de 150 elagitaninos foram isolados de plantas medicinais, sendo utilizados notratamento de doenças como diarréia, úlceras gástricas, queimaduras e também na terapia do câncer. O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos genotóxico, citotóxico, antigenotóxico e anticitotóxico de gemin D pelo teste do micronúcleo em medula óssea de camundongos. Não foram observados efeitos genotóxicos para gemin D. Em sua maior dose (100 mg/kg) gemin D apresentou efeito citotóxico em células da medula óssea de camundongos, especialmente quando coadministrado com a ciclofosfamida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-04

Como Citar

CARNEIRO, C. C.; CAETANO, R. R.; DE OLIVEIRA, L. C.; DE SOUSA, M. A. M.; REIS, P. R. de M.; CHEN, L. C. AVALIAÇÃO CITOTÓXICA, GENOTÓXICA, ANTICITOTÓXICA E ANTIGENOTÓXICA DE GEMIN D PELO TESTE DO MICRONÚCLEO EM MEDULA ÓSSEA DE CAMUNDONGOS IN VIVO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 1.1, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/40846. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Suplemento Especial - 10o Congresso Regional de Análises Clínicas do Centro-Oeste (CRACO)