INFLUÊNCIA DO POLIMORFISMO CYP2C19 NA TERAPIA DO CLOPIDOGREL
Resumo
As doenças cardiovasculares são as principais causas de óbito no Brasil, onde podemos destacar doenças ateroscleróticas. A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica, que ocorre pela agressão à camada íntima do endotélio das artérias de médio ou grande calibre. O objeto deste estudo foi analisar e descrever a influência do polimorfismo do CYP2C19 na terapia do Clopidogrel em pacientes que apresentam doenças cardiovasculares, por meio de uma revisão bibliográfica, a fim de elucidar o prognóstico destes pacientes. O polimorfismo do gene CYP2C19 pode resultar, principalmente, na perda ou aumento de função do gene, impedindo o metabolismo de diversos medicamentos, entre ele o Clopidogrel, considerado como a melhor forma de tratamento para pacientes que passaram por complicações devido a agregação plaquetária após intervenções coronarianas percutâneas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-05-04
Como Citar
DOS SANTOS, T. R.; BENTO, I. A.; MOURA, K. K. V. de O.; RIZZO, I. R. da C. INFLUÊNCIA DO POLIMORFISMO CYP2C19 NA TERAPIA DO CLOPIDOGREL. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 1.1, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/40827. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Suplemento Especial - 10o Congresso Regional de Análises Clínicas do Centro-Oeste (CRACO)
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica de Farmácia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright, indicando a categoria do artigo, segundo as definições explicitadas nestas normas, responsabilizando os autores quanto a existência de plágio e autorizando a Revista Eletrônica de Farmácia sua publicação, devem estar assinados por todos os autores e anexado ao sistema como documento suplementar no momento de submissão do manuscrito.
Os direitos autorais da versão final do artigo são de propriedade da REF. O conteúdo da Revista ficará disponível para toda a comunidade científica.