PREVALÊNCIA DE ATIPIAS CITOLÓGICAS E INFECÇÃO PELO PAPILOMAVIRUS HUMANO EM MULHERES ATENDIDAS PELA REDE PÚBLICA EM GURUPI-TO

Autores

  • Lays Costa Marques FF/UFG
  • Tania Greicy Quirino Alves dos Santos
  • Karine Queiroz Poletto

Resumo

O câncer do colo do útero é o terceiro mais comum em mulheres e ocupa o sétimo lugar entre todos os cânceres. O objetivo do estudo foi analisar a prevalência das atipias citológicas e infecção pelo papilomavírus humano em mulheres atendidas pela rede pública na cidade de Grurupi-TO, no ano de 2005. A infecção por Papilomavírus humano estava presente em 14,3% das pacientes. 57,1% apresentavam Atipia Escamosa de Significado Indeterminado, 14,3% Atipia Glandular de Significado Indeterminado, 14,3% Lesão Intraepitelial de Baixo Grau e 14,3% Carcinoma Epidermóide Invasor. Dentre os casos de Atipia Escamosa de Significado Indeterminado, em 14,3% delas não se pode afastar lesão de Alto Grau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-04

Como Citar

MARQUES, L. C.; DOS SANTOS, T. G. Q. A.; POLETTO, K. Q. PREVALÊNCIA DE ATIPIAS CITOLÓGICAS E INFECÇÃO PELO PAPILOMAVIRUS HUMANO EM MULHERES ATENDIDAS PELA REDE PÚBLICA EM GURUPI-TO. Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, v. 13, n. 1.1, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/40823. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Suplemento Especial - 10o Congresso Regional de Análises Clínicas do Centro-Oeste (CRACO)